quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Mangá no Brasil

Yo Minna! Nos anos 80 e no começo dos anos 90 os mangás começaram a invadir o território brasileiro sem tanto sucesso.
O Primeiro mangá a ser lançado no Brasil foi Lobo Solitário publicado pela Editora Cedibra em 1988.
Logo após a chegada do Lobo Solitário, chegou a hora de Akira e outros mangás invadirem as prateleiras das nobres bancas de jornal brasileiras.
Porem, a tradução dos mangás foram interrompidas e o povo brasileiro ficou sem mangás por um bom tempo... =/

Mas, agora vamos falar dos verdadeiros mangás, não que eu esteja dizendo que O Lobo Solitário, E Mai - A Garota Sensitiva, etc... sejam ruins! Eles são otimos, porem vamos seguir em frente e ver como foi a evolução do mangá no Brasil, afinal... todo Pokemon evolui (com exceção do Pikachu do Ash ¬¬")
Em 2000 a Editora Conard já tinha algumas revistas como Pokemon Club, mas Dragon Ball estava fazendo um grande sucesso nessa época então a Conard queria publicar algo sobre Dragon Ball. A editora foi primeiramente a procura dos direitos de publicar uma versão em quadrinhos baseada no anime, mas um anjo da editora japonesa empurrou outro material para eles!
O que é o que é: É preto e branco e possui uma leitura invertida!?
Resposta: Mangá! \o/
Pois é, a editora Conrad estava agora com o mangá de Dragon Ball em mãos!
Mas, não pense que parou por ai! Não demorou muito para a editora conseguir ter em mãos o mangá de Cavaleiros dos Zodíaco.
A editora Conrad lançou os mangás agora em sua versão original!
Agora entenderam porque eu falei "Os Verdadeiros Mangás"?
O sucesso do mangá foi algo grandioso! O Brasil parou e seus olhos foram parar naqueles traços nipónicos!
Agora você vai numa banca de jornal e vê que você pode ler na versão original, o que é bem mais divertido e foi exatamente nessa época que virei otaku.
Uma observação interessante é que a Conrad optou a por a capa dos dois lados para que não importasse o jeito que você olha-se, saberia do que se tratava.

Em 2001 foram lançados belíssimos mangás no Brasil como Samurai X (Rurouni Kenshin), Guerreiras Magicas de Rayearth, Sakura Cards Captors e Video Gril Ai. Todos pela editora JBC.
Em 2002 a Conrad lançou novos mangás: One Piece, Dr Slump, Fushigi Yûgi e Neon Genesis Evanlegion.Depois a Editora JBC lançou dois mangás que me apaixonei completamente, que foram Love hina e Inuyasha. Logo Inuyasha seria o mangá mais longo lançado no Brasil, alcançando o volume 100 primeiro que qual quer mangá que tenha vindo para o território brasileiro.

Nesse tempo começou a aparecer mangás como o sucesso japonês Gundam Wing pela Panini, O Mangá de Medabots pela Abril, etc...
Resumindo, varias editoras começaram a publicar mangás também.

Foi ai que os mangás realmente invadiram com sucesso o território brasileiro.
Mangás que fizeram minha infância e adolescência, e hoje fazem a infância, adolescência e velhice de muitos brasileiros ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yo Minna! Deixe seu comentário ^^